43 / Design é mesmo sobre resolver problemas?
Como diria Rodrigo Amarante: “Não, porque nem sempre.”
Dizem que “Design é sobre resolver problemas” — mas nem sempre.
Às vezes, lidamos com oportunidades. Situações onde vamos, sim, projetar soluções1, mas não necessariamente existe algo a ser resolvido.
Por mais que o processo para projetar soluções não mude tanto, a forma como lidamos com problemas e oportunidades não é a mesma. Vou tentar explicar.
Problemas geralmente vem assim:
“Um erro aconteceu e precisamos criar algo para tratar isso.”
“Uma lei entrou em vigor e temos que adaptar nosso produto para estar de acordo.”
⠀
Já oportunidades “vem” assim: 2
“Desenvolvemos uma nova tecnologia, o que queremos fazer com ela?”
“Existe um problema para determinado público que não está sendo atendido.”
⠀
Podemos dizer que problemas representam uma inovação horizontal enquanto oportunidades representam uma inovação vertical.3
Gostei da forma como Sanchit Soni representou e adaptei um pouco:
Problema e Oportunidade como um espectro em uma escala, em vez de algo binário.
Isso porque é possível tanto resolver problemas transformando-os em oportunidades, inovando e criando valor; como também podemos atuar em oportunidades que só existem por conta de problemas que as pessoas vivem.
Na prática, para nós, a diferença é o foco:
Reativo x Proativo: É literalmente isso. Um problema vem, e você reage a ele. Uma oportunidade aparece e você… não precisa fazer nada. Você analisa, vê se faz sentido e, se positivo, trabalha para tirar alguma vantagem dela.
Tático x Estratégico: O ideal seria “atuar estrategicamente” em problemas e oportunidades, mas, na prática, somos mais “estratégicos” quando lidamos com oportunidades — isso porque existem mais dúvidas e incertezas e porque temos menos limitações da solução do que quando lidamos com problemas.
Inevitável x Opcional: Problemas precisam ser resolvidos; oportunidades não. Resolver problemas é inevitável, oportunidades são opcionais4 — nem sempre teremos capital e/ou recursos para atuar neles, ou, simplesmente, não faz sentido. Sim, às vezes acabamos não resolvendo todos os problemas, e só decidimos quais iremos resolver primeiro; mas, por padrão, um problema deveria ser resolvido.
Acredito que, hoje em dia, temos uma cabeça muito voltada a “resolver problemas” e não nos acostumamos a trabalhar com oportunidades.
Sinto que como as oportunidades são mais abertas e sem “prazo” (mais timing), não sabemos exatamente como lidar, tornando o escopo muito aberto e levando a desorganização e bagunça onde decisões são tomadas de forma arbitrária e de qualquer forma; e só pagamos o preço depois.
Oportunidades precisam — e podem — ter mais planejamento, mais pesquisa, mais experimentos e testes. Precisam de hipóteses e métricas de sucesso bem definidas. Assim como problemas, porém, é um processo de atuação (e mentalidade) diferente.
Logo, a pergunta que fica é:
“Você está lidando com um problema ou uma oportunidade?”
Pois, a resposta pode mudar a forma como você deveria trabalhar.
⠀
⠀
Boa semana e até segunda,
Rafael Frota.
⠀
Leandro Lima, O tal do processo de design
Brian Balfour, Problem vs Opportunity First Approach
Sanchit Soni, Design: Problem vs Opportunity
Mark Rosenthal, “Opportunities” vs “Problems”
A real é que tudo de alguma forma se conecta em momentos diferentes... pegando o próprio exemplo do Brian: "Desenvolvemos uma nova tecnologia, o que queremos fazer com ela?", o corre que antes da tecnologia ser desenvolvida havia um problema... senão, pq diabos essa tecnologia foi desenvolvida? 🤓 E neste cenário a oportunidade fez parte de uma etapa posterior a resolução do problema. :)
Charles e Ray Eames foram perguntados certa vez sobre "quais eram os limites do design?" e a resposta veio com outra pergunta: "quais são os limites dos problemas?". 🤷🏽♂️
E eu concordo... enquanto temos algo a resolver, temos um problema. A oportunidade gerada envolverá etapas em sua solução que fatalmente trará mais problemas a se resolver... :)
No meu escritório eu tenho 2 quadros na parede: Arvore de Oportunidades e Radar de Conexões. Sempre que eu penso em algo que não posso resolver de imediato, coloco em um dos quadros... pra resolver depois. Mas fatalmente aqui se tornará algo a ser resolvido... 🤓
Então sim! Design é sobre resolver problemas em praticamente quase todo o tempo... 😊
Uau, que reflexão massa, precisava dela e nem sabia. :)