46 / Os três pilares para sempre voltar
Seu produto é também um relacionamento.
Como já falamos na edição 341, clareza é um fator essencial para iniciarmos ou continuarmos alguma ação. O Duolingo, por exemplo, faz isso muito bem com três componentes: previsibilidade, compromisso e recompensa.
1. Previsibilidade. Não é preciso decidir2; você sabe exatamente qual o tema da sua próxima aula, e talvez mais importante, o que e como fazê-las.
2. Compromisso. Você configura as notificações pra um horário dedicado a aula. Agora aquela ação tem um momento pra acontecer.
3. Recompensa. Fazer uma aula já é motivo pra continuar3 — ou pra não desistir4.
Saber o que vai acontecer e como vamos nos sentir, ter um compromisso marcado e nos sentir recompensados. Isso nos faz querer sempre voltar (estou falando de produtos ou de relacionamentos?)
Quando eu escrevo todo domingo, me sinto orgulhoso por estar tentando mudar o cenário em Design e recompensado porque talvez uma edição incentive uma evolução; isso me faz querer voltar.
Quando você abre nossa newsletter toda segunda queremos que saiba que vai aprender algo importante e ter sobre o que refletir no dia, semana e, quem sabe, a vida toda; e eu espero que isso faça você querer voltar.
Podemos tentar aplicar esses mesmos três pilares no que projetamos — mas, antes, precisamos saber uma coisa: qual ação é a mais importante a ser realizada?
A primária; a que é a razão das pessoas abrirem seu produto.
Ela vai ser a ação que precisamos incentivar pra criar sistemas e mecanismos pra continuarmos a realizá-la:
Como tornar essa ação simples e previsível?
É possível padronizar essa ação? Se sim, como? (mesmo horário, mesmo local, mesmo dia, etc)
O que ganhamos ao realizá-la? Isso é claro? E o que perdemos se não fizermos? É possível ajudar a não perder essa recorrência?
Hoje os produtos são tão multifuncionais que o que realmente precisamos fazer não tem destaque o suficiente; se torna invisível ao lado de tantas outras funções.
É compreensível porque é complexo.
Queremos oferecer tudo pra que não nos deixem. Deixamos claro a quantidade de possibilidades que podem ser feitas. As soluções estão todas tão perto e ao mesmo tempo, distantes.
Então, antes de inundar as pessoas com o que pode oferecer: comece simples5.
Quem sabe assim elas saibam como podem contar com você, pra depois decidir se vão querer continuar voltando.
Boa semana e até segunda,
Rafael Frota.
A PM3 ofereceu 3 cursos com certificado aos nossos leitores: Métricas de Negócio, Design de Serviço e Storytelling para Negócios. Inscrições até amanhã, 23/01.
Acessar cursos com certificado →
Referências:
Qual é o ponto?, UX Collective Brasil
Cognitive load, Steve Krug
Progressive Disclosure, NN/g